PBL - Ensino híbrido
Ensino híbrido
Problema:
Desde sua formação, a pedagoga Rebeca teve experiências apenas em turmas da educação infantil, após especializações na área de educação ambiental, a docente foi convidada por uma instituição educacional para ministrar um curso focado em educação ambiental para jovens. Apesar da empolgação, a professora ficou insegura ao ler os requisitos do curso que se tratava de um ensino híbrido, pois nunca havia participado de um percurso de aprendizagem desta forma. Ao questionar sobre a gravação de vídeo aulas, a coordenação da instituição informou que ficaria ao seu critério a realização ou não, deixando a docente confusa, pois, para ela o ensino híbrido era baseado na gravação de vídeos, obrigatoriamente. Além disso, outro requisito era que houvesse uma personalização da aprendizagem por parte dos jovens, termo esse, que a professora nunca havia visto em seu processo formativo. Diante dessas questões a professora Rebeca concluiu que precisava estudar mais sobre a temática, mas não sabia por onde começar.
Perguntas para o aprofundamento do problema:
Qual o conceito de ensino híbrido?
Quais possíveis contribuições o ensino híbrido pode possibilitar?
Em que sentido o ensino híbrido pode colaborar com a personalização da aprendizagem?
Referências básicas:
FREIRE, Thalyta; OLIVEIRA , Glaydson. Uma reflexão sobre o papel do professor na perspectiva do ensino híbrido. Educação Online, Rio de Janeiro, Brasil, v. 15, n. 35, p. 20–34, 2020. Disponível em: <https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/723>. Acesso em: 22 jul. 2024.
MOURA, Esmeralda; SANTANA, Sivaldo; VIANA, Maria. Tecnologias digitais e práticas pedagógicas na educação superior. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. Disponível em: <https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/tecnologias-digitais-e-praticas-pedagogicas-na-educacao-superior/>. Acesso em: 18 jul. 2024.
(Ler capítulo 4, p.81) ENSINO HÍBRIDO: qual sua importância para a educação brasileira?
MARTINS, João; PIMENTEL, Fernando. Ensino híbrido e multimodalidade em contextos educacionais gamificados. E- curriculum, São Paulo, v.17, n.2, p. 646-672, abr/jun. 2019. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/36342>. Acesso em 18 jul. 2024.
Referências complementares:
FERNANDES, Carlos; PIMENTEL, Fernando; MERCADO, Luís. Atividades gamificadas para aprender Biologia em contexto híbrido explorando recursos digitais disponíveis na plataforma Wordwall. Revista De Educación En Biología, v. 26, n. 1, p. 24–38. Disponível em: <https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaadbia/article/view/38685>. Acesso em: 14 ago. 2024.
GUIMARÃES, Ueudison; SANTOS, Isabel. Ensino híbrido: Possibilitando a inclusão em sala de aula. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 3, n. 8, p. e381748, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i8.1748. Disponível em: <https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1748>. Acesso em: 4 ago. 2024.
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